ACESSO

Concurso Local de Acesso

O curso conta com cerca de 11 vagas por ano no concurso local de acesso. Os elementos de avaliação para a candidatura ao curso compreendem um concurso local de acesso realizado nas instalações da ESART, e das habilitações prévias do candidato (percurso curricular no ensino secundário).

No concurso local é feita a avaliação da capacidade para a frequência do curso, e faz-se através de:

  • a) Prova de educação musical
  • b) Portfolio e Entrevista

A prova de educação musical destina-se a avaliar as aquisições e competências no âmbito dos elementos básicos da música. Uma prova modelo da prova teórica pode ser encontrada no site da ESART.

O portfolio a apresentar deverá conter exemplos demonstrativos da experiência do candidato nas áreas da criação musical e/ou da produção musical. Dzeverá ser apresentado em CD, DVD ou Flash drive e deverá conter excertos de trabalhos realizados nesta área, que poderão ser – mas não restringido a – excertos de composições envolvendo música electrónica, excertos de gravações de música de bandas a que os candidatos pertençam, fotos, vídeos, software. A duração total do portfolio não deve exceder 15 minutos.

A classificação final da avaliação da capacidade para a frequência será calculada segundo a expressão: (A+(3 x B)) /4 Em que A corresponde à classificação obtida na prova de educação musical, e B corresponde ao portfolio e entrevista. A nota final de candidatura resulta do cálculo da expressão: (4 x (C + D)) / 5. Em que C é a classificação final da avaliação da capacidade para a frequência (prova local), e D corresponde à classificação final da habilitação com que se candidata.

NOTA: as informações constantes nesta página complementam mas não substituem a necessidade de consulta do site oficial da ESART.


Admittance

The program opens around 11 places each year. The specific admitance elements consists of a basic music theory exam, the evaluation of the candidate’s portfolio, and an interview. A model of the theory exam can be found at the main site.

The portfolio must provide a clear and concise overview of the candidate's music-related projects, like music composition and performance, studio or live recordings, arranjements, orchestrations, or any other that may be relevant to any area of the course.