Desfile de Moda AE-ESART 2014

Volvidas dez edições do tradicional desfile de moda da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), a associação de estudantes daquela unidade orgânica do Instituto Politécnico de Castelo Branco foi pela primeira vez a organizadora de um evento semelhante, desta feita apenas com os alunos recém licenciados. As 26 coleções deram-se a conhecer ao público a 13 de junho de 2014, no átrio do Museu Francisco Tavares Proença Júnior. O propósito foi o de dar a conhecer as peças concebidas e e executadas pelos finalistas do primeiro ciclo de formação do curso de Design do Vestuário e Têxtil. Com orientação das docentes Alexandra Cruchinho e Cristina Queijeiro Almeida, ao longo do ano letivo os estudantes cumpriram todas as etapas necessárias à realização de um projeto em design de moda, desde a definição de um conceito ao desenvolvimento da coleção e à confeção das peças de vestuário. Tendo por objetivo explorar o lado estético, artístico e institucional do design, as propostas foram desenvolvidas a partir de um tema livre, visando unir criação, funcionalidade e conforto. Como habitualmente, o desfile de moda envolve também estudantes, funcionários e professores de outras áreas formativas da ESART, do audiovisual e multimédia ao design de interiores. Nessa linha, as músicas que acompanham o evento são da autoria dos alunos da licenciatura em Música – variante de Música Eletrónica e Produção Musical.