Desfile de Moda ESART 2012

À semelhança do ano anterior, a 9ªedição do desfile de moda da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco contou com as coleções dos finalistas da licenciatura em Design de Moda e Têxtil, e com as propostas dos alunos do primeiro ano de mestrado, este último lecionado em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.

As trinta coleções (19 de licenciatura e onze de mestrado) das três dezenas de estudantes deram-se a conhecer a 15 de junho de 2012 no auditório ao ar livre da Praça Académica, junto ao Museu Cargaleiro.

Com o objetivo de explorar o lado estético, artístico e até institucional do design, as propostas dos licenciados foram desenvolvidas a partir de um tema livre. Já nos mestrandos, com o enfoque no lado conceptual, pretendia-se que estes desenvolvessem a criatividade e experimentassem novas técnicas e diferentes abordagens do design aplicadas à criação de uma coleção em nome próprio.

Mais uma vez, as músicas que acompanham o evento são da autoria dos alunos do primeiro ano da licenciatura da ESART em Música – variante de Música Electrónica e Produção Musical.

A edição deste ano do desfile contou ainda com a exposição dupla “Museu Sentimental da Moda” e “MDVT – Produção de Moda”, exposta ao público na Galeria 102_100 e resultado da investigação e produção na área da moda e do têxtil por parte dos estudantes de mestrado.

Imagem: Carlos Reis, José Fonseca e Otniel Luís
Separadores: Pedro Motta da Silva
Música: Andreia Leal, António João Couto, Bruno Marques, Filipe Pereira, Filipe Ramos, Guilherme Braz, Hélder Silveira, João Borges, João Neves, João Pedro Rodrigues, Katty Barbosa, Luís Carlos Dias, Luís Nunes, Rafael Ramalho e Tiago Cruz
Edição: Sylvie Fernandes