Desfile de Moda ESART 2013

Já na sua décima edição, o desfile de moda da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Instituto Politécnico de Castelo Branco contou mais uma vez com as propostas dos finalistas da licenciatura em Design de Moda e Têxtil e dos estudantes do primeiro ano de mestrado, este último lecionado em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.

Por via dos manequins profissionais, as 38 coleções de licenciatura e onze de mestrado, concebidas e executadas por quase meia centena de alunos, deram-se a conhecer ao público a 14 de junho de 2013 na praça do antigo quartel da Devesa, junto à Biblioteca Municipal.

Com orientação das docentes Alexandra Moura, Ana Margarida Fernandes, Brígida Ribeiros e Cristina Queijeiro Almeida, ao longo do ano letivo os estudantes cumpriram todas as etapas necessárias à realização de um projeto em design de moda, desde a definição de um conceito ao desenvolvimento da coleção e à confeção das peças de vestuário.

Tendo por objetivo explorar o lado estético, artístico e institucional do design, as propostas dos alunos de primeiro ciclo foram desenvolvidas a partir de um tema livre, visando unir criação, funcionalidade e conforto.

Com o enfoque no lado conceptual, já os mestrandos deveriam desenvolver o carácter de investigação, experimentando novas técnicas e estéticas associadas a diferentes abordagens do design. Tarefa que culminaria numa coleção em nome individual onde estes pudessem afirmar a sua identidade criativa.

Como habitual, o desfile de moda da ESART envolve também estudantes, funcionários e professores de outras áreas formativas da escola, do audiovisual e multimédia ao design de interiores. Nessa linha, as músicas que acompanham o evento são de novo da autoria dos alunos do primeiro ano da licenciatura em Música – variante de Música Eletrónica e Produção Musical.